domingo, março 11, 2007

Flash urbano


Da nossa amiga Rosalinda recebemos este “flash urbano” a propósito do Dia Internacional da Mulher.

Anteontem foi o meu dia. Não fosse uma mensagem no telemóvel, do género “se te orgulhas de ser mulher (...) envia esta mensagem a outra mulher para que não se quebre a corrente”, e teria escapado incólume à humilhação de tal dia e de tal mensagem.
É por me orgulhar de ser mulher que não preciso de fazer passar a mensagem e muito menos de pular de contente perante o dia que assinala, na história e na histeria do consumo actual, a marca da nossa histórica inferioridade.
Enviou-me a mensagem uma amiga que hoje me confessou, ingenuamente feliz, que anteontem, logo pela manhã, os quatro filhos lhe apareceram à porta com flores e sorrisos de parabéns pelo dia da mulher.
Motivo de orgulho para a mãe, o enorme entusiasmo trazia também o auto-convite para virem todos jantar com a mamã, acompanhados das respectivas namoradas, uma delas com a irmã, e ainda de um amigo pendura cuja mãe vive na província. Logo esse dia feliz se transformou numa incursão extra ao supermercado e o resto da tarde a preparar o maravilhoso jantar de comemoração para dez pessoas. Foi um dia ocupadíssimo, tendo em conta que de manhã deu aulas e no resto do dia deu de comer - mas muito engraçado – terminou ela alisando a borda da saia em recato de gesto e de ânsia.
Resignação, pensei eu. Deve ser resignação o que a traz tão orgulhosa e tão ligeira em querer passar a mensagem.

Rosalinda

5 comentários:

PortugaSuave disse...

Dia da mãe, do pai, dos namorados...lá vai tudo a correr comprar o respectivo presentinho. Insuportável o pretexto ao consumo.
Beijo para a querida Rosalinda que não tem dia específico...
Cumpr.

Cingab disse...

sim...

Achadiça disse...

Rosalinda
Não costuma ler o seu correio????
Estão lá as instruções para aderir ao novo berloque... bem sei que é uma aventura mas tente lá sff... gostamos de a ver bicar por aqui lol

miau disse...

Muito bem, Rosalinda! Que dia da mulher tão atarefado... Ser Mulher é claramente um orgulho! Todos os dias são o DIA DA MULHER... Mais uma utopia do Homem, esta!!

Didas disse...

São umas tolas. Umas toooolas!