sexta-feira, março 30, 2007

1º Aniversário. A história de um berloque

*****


O Mulherio faz hoje um ano de vida. Tudo começou quando o meu Juvenal, entusiasmado com a blogosfera canense e pressionado por mim, conseguiu vislumbrar alguma vantagem para benefício próprio em instalar a NET cá em casa. Somítico como ele é, não pensem que foi de ânimo leve. Só com o ultimato de que lhe cortava a SporTV é que o consegui convencer.
Nos primeiros tempos ninguém o despegava da secretária. Andava tão encantado com o novo brinquedo que ia para a cama às tantas da madrugada, ainda por cima, para meu desconforto, extenuado de tanto bicar no teclado.
Claro que esta situação agastava o dia a dia da nossa relação, pois de que é que me servia um homem agarrado permanentemente ao computador! Isto para não falar do mau estar que se me instalara na alma. Trocada por uma maquineta e sei lá por quem mais – rancorava eu na solidão do quarto. Sim comecei a ficar ciumenta, pois bem sabia que não era a máquina que o prendia mas sim quem do lado de lá mo estava a prender.
A minha mãe sempre me disse que aos homens não se pode dar um palmo de terreno, que é como quem diz, um palmo de mulher alheia. Têm uma tendência inata para desbravar, dizia ela, enquanto me aconselhava terapias sexuais que a experiência lhe tinha ensinado e que surtiram pleno efeito com o meu pai, pese embora a hérnia discal que o atormentava desde os tempos da Guiné.
Foi com esta convicção que me comecei a sentar amiúde ao lado do meu Juvenal enquanto ele lá escrevinhava os seus comentários nos berloques. Para minha surpresa constatei que por aquelas bandas mulheres vestidas nem vê-las. Muito homem, ou pelo menos assim parecia pela forma como escreviam. Canas para aqui, Canas para ali, Zé Corrécio para além… enfim, muita política, mas ditada no masculino. Ainda me lembro dos saudosos Ironia, Pai Mouro, Granito, Mineiro, Bancadas (por onde andarão estas almas) e tantos outros que por lá masturbavam o intelecto. O meu Juvenal pode ter muitos defeitos mas posso jurar que não é de afinidades suspeitas com homens. Fiquei mais descansada. Era só mais um a quem tinha dado a doença do Concelho.
Como sou irrequieta das duas uma, ou o deixava em paz na sua saga blogueira ou alinhava no jogo e aprendia as artes de navegação requeridas para poder gozar daquele prazer virtual. Se o pensei, melhor o fiz. Com a ajuda do meu galo registei-me e comecei a debicar provocações e outros disparates por todos os berloque canenses que me tinham sido dados conhecer. Nasceu uma estrela, lol. A Achadiça.
Já não me lembro bem, mas parece que ao registar-me ficou desde logo criado o espaço que mais tarde ganharia os contornos do que hoje é o Mulherio.
O facto é que com o andar da carruagem, à medida que o meu entusiasmo pelos berloques crescia, o do meu Juvenal ia-se desvanecendo. Como nós mulheres temos o dom da ubiquidade viu-se assim concertada a nossa vida amorosa sem mais atropelos dignos de registo. Pode assim concluir-se com alguma maldadezinha que o Mulherio nasceu da minha insatisfação afectiva…
Aquando da primeira bicada no Mulherio, a 30 de Março de 2006, e uma vez que a presença feminina era quase nula, a minha ideia era cativar as mulheres canenses para este género de praça pública, onde pudéssemos, também nós, dizer de nossa justiça, falar das nossas preocupações, das nossas vivências… provocar, brincar, gozar, rir. Em suma, abordar tudo o que nos apetecesse. Já tinha falado do assunto à Riça e à Cris que alinharam na ideia e desde logo se disponibilizaram para contribuir, embora não muito convictas de que o projecto resultaria, especialmente porque me precipitei na estética do berloque, atribuindo-lhe referências que à partida poderiam condicionar alguns espíritos femininos mais sensíveis a estas coisas de galináceos. Mas já não dava para voltar atrás. Ficámos por iniciativa minha conotadas às galinhas e coladas ao galinheiro, mesmo depois de reformulado o design do berloque. Mas disto já dei conta em texto anterior, numa resposta a um mail de uma galinha nossa conterrânea mais indignada (ou brincalhona).
Depois de uma conversa com o meu Juvenal, rogando-lhe pela alma da mãezinha (é remédio santo) que mantivesse absoluto sigilo sobre a identidade das galinhas e se abstivesse de comentários comprometedores, arrancámos com o estilo ligeiro que inicialmente caracterizava as nossas bicadas.
Cedo nos apercebemos que os nossos receios eram fundados e que efectivamente a ideia inicial não vingaria. Tal facto não nos dissuadiu, até porque a Cris e a Riça começaram a delinear um trajecto bastante mais interessante que viria a consolidar a linha actual do Mulherio. Libertas do folclore genital inicial parece termos encontrado o rumo ideal para que este projecto ganhe consistência.
Hoje, passado um ano, as mulheres de Canas, com uma ou outra excepção, não aderiram à berlocosfera e muito menos visitam ou comentam o Mulherio. Creio, contudo, termos ao longo deste ano deixado marcas indeléveis no panorama da berlocosfera canense. Não sei o que o futuro nos reserva, mas posso assegurar-vos que nos divertimos e tentámos divertir todos aqueles que nos deram a graça da sua visita durante este nosso primeiro aninho. Obrigada a todos e a todas que nos acompanham. Boas bicadas, muitas minhocas e bons repenicos.

A presidente Achadiça, Galinha Riça e Cristalinda

23 comentários:

Beco Escuro disse...

Muitos Parabéns....
E que contem muitos!!!

Farpas disse...

Ora então muitos parabéns por este primeiro aniversário, outros se seguirão porque este blog está em óptima forma! E já agora eu conheço muitas mulheres de Canas que visitam regularmente o vosso blog, mas já sabemos que a blogosfera canense (salvo uma ou outra excepção) não é muito de comentários a não ser que sejam anónimos e aí já os há às centenas!

Achadiça disse...

O texto já ia longo e como sabemos este formato não aconselha grandes tiradas. Todos os visitantes que quiserem fazer perguntas sobre o Mulherio ou tenham curiosidade sobre aspectos relacionados com as galinhas residentes, queiram deixar a vossa questão durante o dia de hoje que eu estarei totalmente disponível para prestar o possível esclarecimento.
Boas bicadas

Achadiça disse...

Beco
Obrigada. Muitos e bons... aniversários também ;)

Farpas

Também me vou apercebendo em conversas de café que o Mulherio é apreciado. Quando falo de participação feminina estou a referir-me à berlocosfera canense em geral. Ainda são poucas as mulheres que aderiram ao fenómeno.
Quanto à participação no Mulherio (comentários), temos consciência que o género de textos publicados não são controversos, pelo que não estimulam grandes opiniões.
Já abrimos o berloque a com. anónimos e foi uma desgraça... tivemos que os apagar pois se o não fizesse a Riça ameaçava abandonar o galinheiro. Isto para não falar de mails...
Mas tudo bem. Agradeço-lhe em nome do trio os "parabéns" que nos endereçou.

Mr Kunami disse...

Muitos Parabéns, espero que continuem a dar bicadas por muitos e bons anos.

Cingab disse...

lol
Parabéns
lol
Nota: estou a preparar o meu presente, estárá disponível no Voando...

carlota ambrósio disse...

@ Achadiça

Podia ter-se extendido mais um bocadinho... Acho que todos nós temos uma certa curiosidade acerca do Mulherio...
Bem, mas hoje é dia de festa, por isso, Parabéns!

Achadiça disse...

Kunami
Obrigada. Nós lá vamos afiando o bico a ver se nos toca alguma coisita.

Cingab

Vou já a voar (rasteirinho, que o género não permite grandes golpes de asa) para o Voando. Obrigada.

Citizen
Não tenho feito outra coisa senão extender-me...
Qualquer curiosidade é só perguntar. Obrigada pelos parabéns, em nome de todas.

PortugaSuave disse...

Às galinhas dos ovos de ouro os meus parabéns pelo excelente blog. Um ano de muito boa produção. Continuação de muitos como este.
Já agora, que a Achadiça está tão disponível porque é que a Galinha Riça não faz comentários nem tão puco se manifesta nos posts que publica. Outras perguntas bem mais pertinentes me ocorrem mas não me parece que obteria resposta sincera. lol
Cumprim.

Cingab disse...

Surgiu no final de Março
Uma matilha castiça
Comandada por uma do Paço
De seu nome Achadiça

Com o seu ar altivo
A sargentona da Achadiça
Não lhe passa nada no crivo
Ela é a Galinha Riça

No outro extremo nós temos
E como é do Rossio é linda
E com prazer que nós lemos
A amiga Cristalinda

Mais em Voando...

Tomahock disse...

Embora não tenha seguido este blog desde o início comecei por apenas ler... e de vez em quando... a comentar... Hoje comento mais regularmente e anseio por um novo post neste blog! É uma escrita fantástica por parte de qualquer uma das 'aves raras'!!!

E digo raras pois não anda por aí muita ave a fazer o que vocês fazem! Por isso continuem assim com esta estratégia que eu vou continuar a visitar este 'berloque'!!

P.S. A pergunta crítica... Quem são as galinhas? :)

Unknown disse...

Queria deixar aqui os meus parabéns. Apesar de não ser um leitor assiduo ( mas vou passar a ser), considero este blog particularmente interessante. Interessante pelas intervenientes, pela maneira sempre entusiasta e inteligente (q.b.)com que postam e claro por serem donde são.

Até Segunda

Pombo correio disse...

Parabéns, gosto muito dos vossos textos, embora não participe muito no vosso galinheiro.

Parabéns

granito disse...

parabéns
mas isso da doença do Concelho

Jorge P. Guedes disse...

Ora boa tarde aí para o galinheiro!

Andava eu em passeio pela net, vendo e revendo sítios onde pudesse encintrar quantos são os Km desde aí até Trancoso, terra do sapateiro bandarra e do garanhão-mor o prior, eis senão quando me aprece pela frente o mulherio canense, levantando o pó e largando as penas, numa festa de aniversário que só visto...

Pena tenho se só na 2ª feira para aí ir mais a minha "riça", ou haveríamos de vos papar uma janta que era certo...

sou um entusiasta dos blogues (só tenho 4, agora, por falta de tempo para mais) e achei muito engraçada descobrir-vos logo no dia do 1º aniversário.

Gostei muito de ler o artigo de hoje, bom português e bom humor.
Pena é que as canenses ainda não sejam dadas aos blogues, mas lá virá o tempo.

Se quiserem, façam-me uma visita que me darão muito gosto.

Jorge G- Professor eum eterno estudante
www.osinodaaldeia.blogspot & outros 3 filhos, que carrego às costas, mas sempre limpinhos.

Um bom dia de anos e um abraço

Jorge P. Guedes disse...

Ooooohh!... Agora reparei melhor. O aniversário foi ontem.

PARABÉNS NA MESMA!

Repenicos.

www.osinodaaldeia.blogspot.com

Achadiça disse...

Portuga
A Riça não tem NET. é só por isso que é tão parca de comentários... acho eu.
A todos os outros um muito obrigada pela taça de champanhe que generosamente levantaram em nossa honra, que é o mesmo que dizer, aos comentários com que nos brindaram.

JPG
Bem vindo ao Mulherio. Teremos muito gosto em voltar a recebê-lo.
Boas bicadas p todos

Alexandre disse...

Parabéns pela efeméride

Continuem até para o ano!

Brain disse...

Parabens

miau disse...

muitos parabens... è um blog de eleição, para mim como também o deve ser para outras mulheres! Interessante, inteligente e muito mais!
Mais uma vez: Parabens

Achadiça disse...

Miau

Embora o convívio entre gatas e galinhas não seja o mais recomendável (para a saúde das galinhas, claro) é com muito gosto que a recebemos neste humilde tabique. Volte sempre, se possível de unhas cortadas e de barriguinha cheia... :)

Tomahock, Pombo, Alexandre, Sanca e Brain

É com muita satisfação que recebemos os vossos cumprimentos. continuem a visitar-nos pois o prazer é todo nosso. Aliás, prazer não, gosto. O gosto é todo nosso, assim é que é. Prazer é outra coisa.
Boas bicadas

Cingab disse...

lol

Achadiça disse...

Tomahock

Só agora me apercebi da pergunta. As galinhas não passam de personagens fictícias. Claro que projectam os sentimentos e o pensamento de quem está por detrás delas.
Por detrás de uma galinha está sempre uma grande mulher (como é o caso da Cris com os seus 1,75 m). LOL
Boas bicadas