segunda-feira, janeiro 01, 2007

2 milhões de contos


Num comentário que tive oportunidade de trocar com o Cingab na bicada IVG, a propósito do referendo, recorri à transcrição do Regulamento Orgânico do Referendo para o corrigir quando afirmou que os membros designados para as mesas de voto aufeririam uma determinada remuneração pela nomeação para tal cargo.
É um facto que o regulamento, no seu artigo 89.º, não prevê qualquer remuneração para o desempenho dos cargos de membros da mesa ou da secção de voto, porém creio que tal preceito foi alterado pelas dificuldades encontradas nos anteriores referendos (IVG e Regionalização) em constituir as referidas assembleias de voto.
Assim, para este referendo cada membro irá receber cerca de 70 euros, o que, segundo declarações da tutela, tal despesa, a expensas do estado, orçará os 4 milhões de euros. Se acrescentarmos mais 4 milhões para tempos de antena dos partidos políticos e dois milhões para a feitura dos boletins de voto, o referendo custará ao bolso dos contribuintes cerca de 10 milhões de euros (2 milhões de contos). As coisas que se podiam fazer com este dinheiro, se o Partido Socialista assumisse de uma vez por todas as suas competências sobre o assunto na Assembleia da República.
Fica o devido pedido de desculpas ao Cingab e a correcção que se impunha.

A Presidente Achadiça

1 comentário:

Cingab disse...

ficarei a aguardar...