sexta-feira, janeiro 26, 2007

Memória

Parece que só falto eu, escrever aqui no Mulherio um texto sobre o Carnaval de Canas. A Riça, à sua maneira, já esclareceu a origem, a Cris deu-lhe aquele toque de magia que só ela sabe e eu estou hesitante, pois de tanta coisa para contar não me ocorre nada que não me comprometa.
Bem, como sou do Paço e o meu pai me contou esta história, vou falar do mais triste acontecimento, segundo ele, que ocorreu no Carnaval de Canas. O que o torna pertinente é que faz este ano 30 anos que ocorreu.
De tal ocorrência não foi apurado qualquer culpado, porém parece-me elementar concluir ter sido perpetrada por um energúmeno do Rossio. Abro um parêntesis para esclarecer que a malta do Rossio, em geral, não terá porventura qualquer culpa daquele acto tresloucado.
Corria o ano de 1977 quando a dada altura, no “calor” da festa carnavalesca, um carro alegórico do Paço começou a arder. Uma vez que o fogo se começou a alastrar no lado posterior do carro e este não tinha qualquer mecanismo que pudesse originar a combustão, tudo indiciava que a origem tinha sido “fogo posto”. O mais grave da situação é que iam crianças no carro e, a uns bons dois metros de altura, sem acesso que facilitasse a descida, ia a Zeca, a esposa do Longuinho (desculpem a referência). Parece que não foi fácil tirá-la de lá com o fogo a alastrar pelas flores. Mas felizmente conseguiu descer ou conseguiram resgatá-la só com uns ligeiros arranhões.
Desconheço como foi nesse ano o despique. O meu pai também não se lembra, mas a avaliar por este precedente devia ter sido bem “quentinho”. Contudo, parece que não houve qualquer registo de violência.
Por retaliação ou por indignação o Paço decidiu não participar no Carnaval em 1978, optando por organizar uma sardinhada. Diz o meu pai que foi com alguma tristeza que essa decisão foi tomada. Há quem diga também que foi este interregno que estimulou o Carnaval de Nelas(?).

O carro de que se fala
Paço - 1977

Os contornos deste acontecimento vão-se apagando da memória dos mais velhos. Para que as novas gerações não os percam deixo aqui o registo possível, que me foi transmitido já com algumas lacunas. Se alguém souber algum pormenor que possa acrescentar ou alguma correcção a fazer, ficaria a história devidamente testemunhada e documentada. Viva o Paço e boas bicadas.


ERRATA
Em 01Fev07, surgiu, e muito bem, a 1ª correcção: Quem ia no carro era a Isabel e não a Zeca;
Em 01Fev07, a 2ª correcção: Foi apurada a identidade do responsável, entretanto falecido.

10 comentários:

Cristalinda disse...

Sinceramente Achadiça, com tanta coisa bonita para escrever foste logo buscar uma situação de má memória. Conhecendo-te como te conheço só posso concluir que isto é uma provocação. O passado já lá vai. Invistam, tu e os do teu bairro, no presente, para que o carnaval de Canas saia favorecido. Vejam lá se aparecem mais cedo e se pulam e cantam no vosso bairro, ou acham que os vossos apoiantes não merecem...

Cingab disse...

@Cristalinda,
Se não fosse cá por coisas, até lhe dava um beijo!... O Rossio é grande... Até no descernimento dos seus marchantes

Achadiça disse...

Isto não é nenhuma provocação. É História, por mais que ela não seja muito honrosa para ambos os lados. Também não aprovo o facto de o Paço ter estado ausente no ano de 78. Deixem-se de remoques.
Boas bicadas

Cingab disse...

Sentiu o toque a amiga Achadiça!...

Joao Marques disse...

Cara conterrânea.
O nosso carnaval é lindo, até nas coisas feias e a sua história é muito grande e não deve ser escondido o seu momento mais negro de que tenho memória.
E por falar em memória: A jovem que ia no carro não era a Isabel, esposa do Amef? Creio bem que sim!
E viva o Paço!!!!

Achadiça disse...

João
Embora as condições aqui no galinheiro não sejam as ideais é com muito gosto que o recebemos. Volte sempre.
Quanto à jovem, com essa é que o João me baralhou. Será que o meu pai confundiu as manas...
Tem a certeza? Consultei novamente o pai e ele continua a afirmar que era a Zeca... bem a memória dele já não é o que era mas gostava que mais alguém...AMEEEEEEF...confirmasse.
Boas bicadas

Farpas disse...

«"Salta Isabel salta!" ... e a Isabel saltava cada vez mais!»

Eu sempre ouvi a história assim!

Achadiça disse...

Ok. Se ambos confirmam é porque era mesmo a Isabel. O meu pai já hesita, por isso devem ter razão.

Cingab:
Qual é a sua versão? Ouvi dizer que nessa altura já era um homem feito... deve lembrar-se com certeza :)

João desculpe a dúvida.
Boas bicadas

Achadiça disse...

Acho que vou mudar o texto quanto a esse aspecto... coitada da Zeca que sem culpa nenhuma também ia saindo chamuscada desta história...

Cingab disse...

A minha versão?... Bem a minha versão é de que o Rossio foi , de longe o melhor também nesse ano!...