domingo, janeiro 07, 2007

Jornal Canas de Senhorim - Cartoon

Não sou assinante do Jornal Canas de Senhorim. Deveria ser e como tal vou brevemente resolver a desfaçatez.
Mas nem por isso deixo de o ler. O Sr. Ilídio faculta-mo generosa e gratuitamente (obrigada Ilídio). Ao ritmo de uma bica lá vou lendo as parangonas, seleccionando para leitura completa as mais apelativas.
Estão de parabéns os articulistas e a redacção em geral que, abnegadamente e a troco de nada, dedicam tempo e intelecto à sua concepção e o mantêm ao longo de oito anos. O que me contrista, perdoem-me o autor e aqueles que considerarem esta crítica desajustada, é a insipidez dos cartoons que curiosamente têm como título "Humor". É bem verdade que esta terra anda mal de humores, mas valha-nos o Padre Eterno, que em boa hora o Guerra Junqueiro glosou.
É sempre melhor e mais fácil enaltecer do que criticar. Porém, desta vez, tenho que dizer mal. Paciência.
Um cartoon, não é um mero desenho alusivo a uma qualquer situação, por mais que a acção tenha o seu quê de divertido no contexto onde decorreu. Um cartoon pode “pegar” nessas situações, mas tem que transmitir ao observador uma mensagem maliciosa, mordaz ou irónica tangível. No caso do cartoon "Humor" das três uma: Ou eu sou mentecapta, ou desinformada, ou o seu criador não tem a mínima ideia de que é um cartoon. Já nem refiro a pouca habilidade para o traço, pois nesta modalidade a mensagem expressa ou intuída é o mais importante. Tão pouco será a falta de tempo para que a inspiração lhe assista. Se ela não lhe ocorre num mês, provavelmente não lhe ocorrerá nunca. Mesmo assim tenho esperança que esta crítica lhe chegue aos ouvidos e lhe eduque a vocação(?), a bem do Jornal e da sensibilidade dos leitores.
Para o efeito deixo-lhe alguns exemplos de cartoons para reflexão, elaborados por um canense (Farpas) no blog Ai o Camandro.

Lisboa -Dakar
Há excesso de médicos
Mudam-se os tempos

Bons repenicos

1 comentário:

ibotter disse...

O "cartoonista" Farpas está "imparável e impagável"!