segunda-feira, abril 10, 2006

Galões!!!!!

Recebi algumas reclamações de umas tantas pitas, alegando que não se reviam no vazio copulativo (assim mesmo, por estas palavras), que aqui a vossa amiga achadiça tanto apregoa. Dizem elas que andam muito bem servidas, que milho não lhes tem faltado, como se pode comprovar pelo lustre que aparentam nas suas penas, e que o nosso problema era de esquizofrenia ninfomaníaca, maleita devidamente identificada nos compêndios de medicina veterinária. Que tomássemos o caminho da Felgueira, a corta-mato, pelo caminho velho, e nos entregássemos sabe-se lá a quem e se mesmo assim não lográssemos alcançar alguma serenidade mergulhássemos no rio que nos arrefeceria as penas e os palpitares. Que voltássemos, em passo acelerado, encosta acima, para ver se não nos passava logo o frenesim. Entreolhámo-nos estarrecidas. Ai o carago… resmungou a pita P., queres ver que estas filhas de uma pedrês, galinhas de aviário mal chocadas, querem faca na goela! Logo um burburinho de cacarejos se fez sentir no seio das visadas. Alvoroço iminente, ameaça de contenda, desfile de injúrias, só contidas pela intervenção da galinha L., não a desmiolada - esta outra é galinha proeminente e respeitada na sua condição vetusta.
- Meninas! Meninas! Vamos lá acalmar os ânimos e baixar as asas. No meu tempo o mulherio comia e calava, e o que não comia calava também. Portanto tento no bico.
Foi com estas palavras, perdão, pios sábios que L. aplacou a exaltação fratricida que se adivinhava.
-Não senhora - Insistiu a pita P. - Mulher que não reclama padece na cama. Se andam bem nutridas que se calem, até aí tudo bem, agora a mim ninguém me fecha o bico nem a vontade. Solidariedade é o que estas galinhas de meia gamela deviam ter para connosco, pois se agora estão de papo cheio amanhã podem padecer de prego no cú* pois sabe-se lá que milho é que andam a comer… e então aí é que vão ver a fartura quando os ovos vos saírem pelo bico.
Mas esta tirada já não a ouviram as reclamantes, que pelo sim pelo não, acataram a velha máxima aludida pela galinha L. de ”Comer e calar” e, pavoneando-se ostensivamente, arremeteram estrada acima direitas ao Século onde desfrutaram ávida e abundantemente de corn-flakes e galões…
Olha que esta pitança é preciso ter descaramento! Galões? Corn-flakes? Então é deste milho que elas andam fartas? Galões!!!!!
Pois é galinhagem, com galões destes não há festa nem foguetes.
Mulherio de Canas uni-vos… na boa tradição marxista, pois nestas coisas de sexo nunca se é suficientemente de esquerda. Como dizia a minha amiga P. "Mulher que não reclama padece na cama".

Boas bicadas


* Referência irónica a uma expressão popular para referir uma doença das aves originada por uma alimentação deficiente e caracterizada pelo entupimento do ânus através de excrementos de consistência dura e seca.

2 comentários:

PortugaSuave disse...

Achadiça se ainda não a visitei foi porque as franganitas que gentilmente me apresentou não mo permitiram. Asseguro-lhe que o tratamento foi adequado e se ainda não apareceram foi porque foram comidinhas até ao tutano. Nem os ossos escaparam. O Tareco cá de casa também agradece.
Não pude deixar de esboçar um sorriso quando ontem fui à farmácia e me ocorreu a sua história da lista. Olhe que o sorriso da Dra. ainda me intimidou, não fosse ela oferecer-me aspirinas!
Agora a falar a sério, se me permite: Já lhe ocorreu sair do anonimato (ou não) e escrever para o nosso grupo de teatro. Tenho a certeza que seria uma mais valia para eles e para nós. Fica o desafio. Decerto que não recusariam o contributo. Textos bons, originais e enquadrados na nossa realidade deliciariam a malta.
Parabéns Achadiça continue atiradiça

Achadiça disse...

Portuga (permita-me esta intimidade)

Que lhe tenham feito bom proveito, são menos duas na feroz concorrência que pr'aqui vai. Não que sejamos muitas, bem entendido, o problema é do conhecimento da rapaziada e por isso folgo em saber que o senhor vai cumprindo, como o atesta o desaparecimento das pitas. Que descansem em paz lá na barriga do gato, que se serve de céu aos passarinhos, também servirá com certeza às pitas, a confirmar-se a justiça de Deus… ámen. De resto, foi o melhor que lhes podia acontecer, considerando a placidez desta capoeira.
Quanto à contribuição para o teatro, é muita generosidade sua, considerar as minhas bicadas dignas de serem interpretadas por tão ilustres actores e actrizes – apraz-me registar. O meu Juvenal é que tem uma alergia antiga ao teatro, desde que andou amanhado, lá por Lisboa, com uma corista do parque mayer e apanhou uma doença na crista. Agora revistas só debaixo da cama… fico transida com aquelas galinhas peladas da playcock a cacarejar volúpias debaixo da cama. Do mal o menos, podia dar-lhe para as armas, como o outro. Ainda lhe disse que com o beckett ou o brecht não corria riscos daqueles, mas o trauma deve ser tão profundo que nada o demove. Tudo o que se relaciona com teatro afecta-lhe a crista e eu, entre as artes do palco e as da alcova, não abdico das últimas. E eu que gostava tanto de ver a minha amiga L. esganiçar-se nas artes da representação. Enfim, desculpe-me estes desabafos amigo portuga (posso tratá-lo assim, não posso?). Considere-se sempre bem vindo. Desta vez não há cabidela que a galinhagem anda toda ocupada com os ovos da Páscoa. Têm esperança que cumprindo os seus deveres alcancem outros prazeres.

Boas bicadas