quinta-feira, novembro 09, 2006

Processo C-525/06

[...]
O Tribunal da Covilhã começa quarta-feira a julgar uma queixa-crime por difamação, calúnia e injúria movida pelo presidente da Câmara local, Carlos Pinto, contra o alegado autor de um blog na Internet.
Carlos Pinto alega ter sido sujeito a situações de «vexação», sendo «motivo de todas as conversas, chacotas e cochichos», por causa do blog.
Segundo a agência Lusa, no banco dos réus vai estar um morador da vila da Boidobra, junto à cidade, indiciado pelo Ministério Público como autor do blog «Chicken Charles ¿ o anti-herói» (http://covilhas.blogspot.com).
O site contém dezenas de artigos publicados entre Maio de 2004 e Fevereiro de 2006, apresentados como as confissões de uma personagem designada de «Chicken Charles», o galo «que é Dono do Galinheiro da Quinta da Covilhã» e que «controla todas as galinhas».
O presidente da Câmara diz ser acusado da «utilização de dinheiros e obras públicas para fins particulares», nomeadamente nos artigos intitulados «O casamento da minha franguinha» e «Os meus Amores».
[...]
O alegado autor foi indiciado através do registo dos seus acessos à Internet. No processo, a defesa alega que qualquer pessoa podia ter feito esses acessos porque a ligação era partilhada e o réu «estava ausente da Covilhã na data em que foi criado o endereço chickencharles@iol.pt.
Ora, ouvi falar em galos e galinhas e fui a correr ver o que se passava. Fiquei atónita. Então não é que o referido blog continha uma quantidade de expressões e referências que o Mulherio costuma usar. Uma vez que aquele blog data de 2004 e o nosso de 2006, senti imediatamente o peso da suspeição de plágio a carregar-nos as penas e a apertar-nos as goelas. Quero deixar bem claro que este facto é mera coincidência. Galinhas há muitas, quer seja na Covilhã ou em Canas de Senhorim.
Como se isso não bastasse, o autor ou autores do dito blog estão a braços com a justiça(?), acusado(s) de difamação, porque glosaram sua excelência o presidente da Câmara da Covilhã. Estou curiosa por saber o veredicto, mas o que me incomoda mais não são os pruridos do presidente nem a malícia dos textos. O que me incomoda verdadeiramente é a possibilidade de qualquer cidadão visado num texto menos honroso (atenção que eu não digo ofensivo), poder, através do Ministério Público despoletar um processo judicial com a consequente identificação do(s) IP’s (aqui não sei como isto funciona: é o IP do computador onde o blog foi criado?, os IP’s dos colaboradores que carregam os posts?. E os comentadores? Também é possível detectar o IP dos comentadores? É que há para aí cada comentário! Expliquem-me lá esta parte).
O Mulherio nunca foi ofensivo para ninguém, no entanto, a espaços, lá sai uma tirada mais atrevida ou deturpada, visando brincar com determinadas pessoas ou grupos de pessoas. Será isso suficiente para, em caso de queixa, o MP encontrar matéria para formalizar a acusação e solicitar a identificação das autoras do berloque. A Cris diz que sim, mas também afirma que
isso era o melhor que nos podia acontecer. Passaríamos a ter 50.000 visitantes por dia e ela teria todo o gosto em nos representar (em causa própria). O único problema era a perca do anonimato. Esta parte também me incomoda – a perda de anonimato. A exposição pública das galinhas. A minha em particular.
Para evitar maiores desgraças solicito a todos aqueles que se sentirem lesados pelas nossas bicadas, a sensatez de o transmitirem por e-mail. As galinhas serão as primeiras a retratar-se adequadamente, poupando-vos inconveniências e outras merdices.

Boas bicadas
A Presidente Achadiça

10 comentários:

PortugaSuave disse...

Se isto pega os tribunais vão ficar atafulhados...de galinhas :)
Cumprimentos

Sr. Fulano Tal disse...

Ui ui!!!!

:D

Achadiça disse...

Quem é que me explica essa coisa dos IP's. Estou a ficar preocupada com a minha privacidade. Qualquer um pode detectar a proveniência ou o IP do postador? Creio que o IP é um número que identifica o detentor da ligação à NET. Certo? Claro que o meu fornecedor do serviço NET tem esse número, mas os administradores do Blogger também o têm? E os visitantes do nosso berloque, também podem aceder aos números dos computadores de onde são feitas as postagens. Se assim for qualquer pessoa pode chegar ao meu computador, sacar o número e verificar se condiz com aquele que entretanto obteve. Claro que nos grandes meios isso é muito difícil acontecer, mas num meio como o nosso, onde há poucos computadores com NET e todos podemos mais ou menos frequentar a casa uns dos outros, compromete o anonimato que nós tanto prezamos. Esclareçam-me honestamente, porque se o anonimato não está assegurado, fechamos já as portas do galinheiro. Não é que tenhamos vergonha, mas há brincadeiras que, e nisso todas estamos de acordo, só são possíveis ser trabalhadas nos bastidores. Ribalta é para os artistas e estas galinhas a tal não aspiram.
Agradeço a amabilidade de um entendido para me descansar… ou nem por isso.
Boas bicadas

Sr. Fulano Tal disse...

@Achadiça

Acho que o _drix_ é a personagem ideal para lhe explicar em detalhe essa situação.

Mas se quiser ter uma ideia do que se pode saber insira no blog do mulherio o código do Google Analytics. É giro!

Cumprimentos

Achadiça disse...

_DRIIIIIIIIIIXX_

Achadiça disse...

O que é importante saber é se os visitantes conseguem obter o IP dos nossos computadores (ligação à NET) quando nos visitam (e aqui creio que não)ou se os donos de outros berloques o podem fazer através dos comentários que lá deixamos(aqui já não sei!). Segundo as minhas fontes o Weblog parece que permite, mas o Blogger não! Será?

_DRIIIIIIX_

(mas este galaró não nos ouve!)

Achadiça disse...

Sr Fulano
Fui ao Google Analyses e efectivamente para aquilo funcionar precisam do nosso IP. Portanto depreendo que não o tenham. De qualquer das formas, se o tiverem não comprometem o anonimato de ninguém. É só um número, para o relacionarem com o detentor do serviço teriam que o solicitar ao prestador desse serviço.
A situação que refiro no comentário anterior é que pode pôr em causa a confidencialidade. Como referia a Achadiça, se for possível saber o IP através de um comentário ou de um post...
Imagine que eu trabalho na escola e é lá que faço um comentário ou um post. Todos os IP's distribuídos na escola são conhecidos. Não será difícil identificar a pessoa que está a postar ou a comentar. É isto que não está a agradar aqui às galinhas. Não é bem o meu caso, mas mesmo assim...
Já basta controlar o Juvenal da Achadiça que anda desertinho para bicar… também.
Boas minhocas e que o céu não nos caia em cima, como diziam os outros...

PortugaSuave disse...

Podem ficar descansadas que ninguém vos entra pelo galinheiro dentro... :D
Cumprimentos

Achadiça disse...

Não estamos nada descansadas porque ainda ninguém nos explicou como é que isto funciona.

_DRIIIIIX_, ó _DRIIIIIX_

Raios partam o homem que é surdo!

Biotecmaster disse...

Não é que seja surdo, apenas não passei pelos comentários lol! Mas também não é preciso gritar!

Se vocês postarem um comentário num blog que tenha um tracer qualquer de IP's podem ficar a saber qual é o vosso... não é preciso muito para isso.

O caso que a Cristalinda fala é bem possível. Trabalhando com um pc de uma empresa (escola) está sempre sujeita a isso! Basta que à pessoa responsável pela rede lhe apeteça saber por onde andou cada MAC address que está em rede. mas nem precisa de se dar a tantos trabalhos... uma pessoa que tenha acesso à administração de uma rede pode ter acesso a muita coisa... se o deve fazer... isso já é outra história.