sexta-feira, novembro 03, 2006

Crónicas da Galinha Riça - Quintal em Movimento

Na sequência da tomada da Junta de Freguesia pelo Movimento e da troca de lugares na Câmara Municipal, esvaiu-se muita da animação a que os nossos conterrâneos estavam habituados. Este efeito contribuiu para um crescente desapego da luta por parte de sectores ditos moderados, efeito que urgia inverter rapidamente. Até há quem afirme que a ala mais radical do MRQ ( Movimento para a Restauração do Quintal) se insurgiu com a apatia vigente, exigindo ao presidente do Jumento (Junta e Movimento) que esclarecesse publicamente as suas intenções.
Confrontado com esta onda de insatisfação, o Jumento reuniu com carácter urgente. Era preciso fazer qualquer coisa para reactivar energias:
- Reactivar ou reanimar? - perguntou o responsável do departamento cultural do MRQ.
- Reanimação vais tu precisar se continuas com essas piadinhas à Gato Fedorento - surpreendeu-o o presidente com um olhar repreensivo.
- É pá, que má disposição… pois fiquem sabendo que eu fiz o trabalhinho de casa e já trago um esboço de iniciativas para rea…, para animar a malta. Para começar e recuperando tradições culturais sugiro que se organizem competições de chinquilho, bisca lambida, malha, corte de chouriço, levantamento de copo, matraquilhos, peão, prego, garrafão, estátua, mata, elástico, lá vai milho…
Aqui, este elemento empreendedor fez uma pausa para auscultação, logo aproveitada pelo presidente que, de olhar ensombrado, atalhou:
- Isso do “lá vai milho” tem alguma coisa a ver com aquelas marias do blog do “Mulherio”? Já agora só falta uma luta de galos. Isto aqui não é silo onde as meninas possam vir debitar carências e reclamações. Se quiserem participar nos eventos, angariar milho ou roçar as calcinhas no elástico, organizem-se como associação e dêem o corpinho ao manifesto. Montem uma barraquinha que à noite logo se vê.
- Ó presidente, olhe que numa luta de galos ninguém o batia – insinuou, jocoso, um dos adjuntos para a área da desinformação.
Todos conheciam o talento do líder em eliminar adversários políticos e aquela observação foi acolhida com um aceno geral de assentimento. Aflorou um sorriso no semblante do presidente. Relaxou a mesa e prosseguiram os trabalhos.
- Música. Muita música, gaiteiros, pauliteiros, chocalheiros, bombeiros…
- Bombeiros!? – repetiram em uníssono os presentes.
- Sim, podem ser aqueles de Lavacolhos.
- Ai minha nossa senhora, a quem isto está entregue – desesperou o presidente – ó homem, “Zés Pereiras”, “Zés Pereiras” é o que tu queres dizer.
O homem da cultura indagou com o olhar os restantes elementos na esperança que alguém o elucidasse quem eram aqueles. Porém, como resposta só obteve exclamações de indignação.
- Olha qu’esta! Ó homem, lá por tocarem bombos não são bombeiros. Como é que tu não sabes isto?
- Vocês é que são uma cambada de ignorantes. Tenho um primo que é bombeiro e toca na banda de Lavacolhos. Qual é o mal dos bombeiros tocarem bombo numa banda de bombos.
Fez-se um silêncio comprometedor só quebrado por um grito estridente do presidente.
- Tirem-me daquiiii! Eu não acredito nisto.
De mãos na cabeça o presidente esforçou-se por serenar.
- Risca bombeiros e põe “Zés Pereiras”. Mais alguma coisa?
- Bem, faltam as exposições…
- E que género de exposições?
- Estava a pensar numa exposição canina. Dada a quantidade de cães que por cá temos e a estima que os donos lhes têm parece-me viável e económico.
Os dirigentes entreolharam-se hesitantes. Depois, fixaram o presidente aguardando confirmação. Este, questionou o tesoureiro:
- O que é que achas?
- É capaz de ser uma boa ideia. Não sei é se temos cinéfilos que justifiquem o evento.
- Cinófilos – corrigiu o presidente – mas está tudo bêbado ou quê! Cinéfilos, cinema, cinófilos, cães.
- Está bem, está bem… desculpe o lapso. Não te chateies que eu trago o meu cinófilo.
- Trazes o quê! Esquece... esquece - o presidente inspirou fundo e sentenciou agastado.
- Parece-me que estas componentes, desporto, competição, música, espectáculo e exposições, podem constituir uma base sustentável para lançar o programa do evento. Já tenho um nome para o acontecimento. Quintal em Movimento. O que é que acham?
- Quintal em Movimento! Mas ó presidente, esta matéria é da competência da Junta ou do Movimento – perguntou um dos elementos, conhecido pela mania de estar sempre a desconversar.
- Olha, mais uma gracinha dessas e passas a assistir a todas as Assembleias Municipais. Sessão encerrada.
Por motivos óbvios, desta reunião não foi elaborada acta.

Bons repenicos

12 comentários:

Sr. Fulano Tal disse...

Jumento?!?! :D lol

Muito bom mesmo.

Cingab disse...

Bom,
Ao mesmo nível da má lingua!...

PortugaSuave disse...

Galinha Riça :D
Já a li mais elaborada. Mudou o tipo de humor? Eu pessoalmente prefiro-a no outro registo, mas já percebi que domina os dois.
Cumprimentos

Catharina disse...

Boa noite !

Não sei se teem ido ao meu blogue,mas algumas pessoas queixaram-se que comentavam e nao dava,vi entao explicar o que é preciso fazer para comentar o meu blogue.

Vao ao texto pretendido(logico) e dps clicam nao no "0 coments" mas sim "Link to this post" depois o resto é normal,apenas que no "O coments" o comentário não fica,nao entendo porque.


Uma noite brilhante e iluminada!

Peço desculpa pela falta de acentuação nas palavras,mas vim comentar rápido.

Um beijinho,
Catharina

Riça disse...

Catharina
O problema dos comentários não aparecerem é porque os tens para aprovação, isto é, só após confirmares que efectivamente autorizas a publicação do comentário é que ele aparece.
Remove essa função da seguinte maneira:
(altera a linguagem do blog para português - No painel principal, canto superior direito, existe um link "Change Language" que te permite escolher "português brasileiro". Depois fazes "Save Settings" no fundo da página e pronto)
Para reactivar os comentários: No painel Principal seleccionas "Alterar definições", depois "Comentários". Neste sub-painel procuras a pergunta "Activar moderação de comentários?" e escolhes "Não". Depois é só clicar em "Salvar Configurações" e republicares o blog.

Riça disse...

Obrigada pelos comentários generosos que me foram dirigidos a propósito desta e de outras crónicas. A vossa receptividade e agrado é o melhor estímulo para quem tenta escrever alguma coisa...
Bons repenicos

Achadiça disse...

Catharina, uma vez que os comentários no teu blog estão condicionados à tua aprovação e tu, pelos vistos, não estás a desbloqueá-los, deixei-te um comentário na postura "As chaves da minha indignação".
A Riça já te disse como resolveres o problema. Se precisares de mais ajuda usa o e-mail para não estarmos aqui a falar for do contexto da postura.
Boas minhocas

Achadiça disse...

Riça
Também eu te dou os parabéns por esta postura. Está demais, um pouco maldizente, mas bem esgalhada
Boas minhocas

Catharina disse...

Obrigada pela ajuda sempre prestada!

Já modifiquei o blogue tal como me indicou!


Beijinhos e repenicos!!


Inté

Catharina disse...

Sim,é ouvir e nao ler,estava distraída ao comentar,desculpe!

E não lhe chamei obra musical,porque nunca a ouvi,e como tal,não sei o que significa para mim,mas acredito plenamente que deve ser algo magnifico!



Beijinhos

Catharina disse...

O melhor comentário que a Srª.Dª.Galinha Riça me fez...gostei muito!

Quanto ao erros,o problema é nunca rever os textos antes de os publicar,o que faço mal,mas por vezes o tempo é pouco..mas terei mais atenção.

Quando ao assegurares-me que serei jornalista deixou-me muito contente,estou meia confusa entre Jornalismo e Cinema (produção,montagem,som,imagem) não sabendo muito de inglês condiciona-me o jornalismo,por isso estou a tentar aprendê-lo,o Cinema é algo que faz parte de mim,como sendo uma profissão que queria,mas em que não me sinto tão útil a ajudar os outros como no jornalismo...enfim...problemas de que todas as Galinhas e Pintainhos sofrem.


Beijinhoss e muitas minhocas =)

Riça disse...

Ok pintainha, mas eu é mais repenicos, pois vai-me faltando o bico para minhocas (infelizmente essas iguarias não têm constado do cardápio cá de casa - penas minhas). Minhocas é com a Cris, a matulona ou cavalona ou lá como é... :)
Bons repenicos