quarta-feira, fevereiro 28, 2007

"Delirius Tremens"


Estava eu a magicar um comentário ao texto "Delírios" da minha amiga Achadiça, quando reparo que o "Paulo", comentador que me parece ser novato aqui no galinheiro, em poucas palavras, disse aquilo que me ia na alma. Para quem não leu aqui vai:

Paulo disse... "desordens no sono, episódios de alucinações e uma variedade de desconfortos físicos são sintomas de uma síndrome muitas vezes referida como "delirius tremens". Muitas vezes têm origem em hábitos excessivos e continuados de consumo de álcool e acontecem especialmente quando a pessoa afectada é privada desse consumo. Achadiça, retome urgentemente os seus hábitos para que a serenidade lhe devolva a precária sensatez."

Pois é cara amiga, a tua doença pode ter sido gripe, mas as alucinações resultaram da privação etílica que os antibióticos obrigam. Sempre te disse que esses hábitos ainda te trariam dissabores.
Pois eu não fui afectada por nenhuma doença nem sofro ressacas de privação. Entendo perfeitamente os efeitos perversos da maleita que te afectou e, pelos vistos, também vitimou outros pacences que, na tentativa de manter alguma decência perante amigos e familiares de visita, optaram por reduzir substancialmente o habitual consumo de álcool. Claro que, de imediato o organismo estranhou e desencadeou a tal síndrome delírius tremens, fenómeno que vos granjeou percepções ilusórias que no fundo reflectem sintomas de uma crise aguda de desespero e recusa da realidade quando confrontados com evidências incontornáveis.
A Achadiça, inconformada com o fracasso do seu bairro, tenta disfarçar a derrota e escamotear comportamentos, invertendo análises e subvertendo a verdade dos factos.
Na sua argumentação, alega que o Paço ostentava uma frente de marcha blá blá blá blá. Ora o que se podia ver ostensivamente era umas quantas baianas completamente desenquadradas, no espírito e no traje, arrastando farpelas de confecção duvidosa e origem suspeita. Depois, a própria organização da marcha transmitia a ideia de uma completa desunião, tal era o espaço vazio deixado entre os carros e a colocação dispersa dos grupos no cortejo. Às tantas já não se percebia se era o Paço ou alguma produção independente.
Quanto às supostas representações que a Achadiça considera genuínas e criativas, não passaram de fracas e desinspiradas ideias. Ao contrário de anos anteriores, a costumeira equipa do Amef e C.ª, folgou na inspiração e apresentou um carro sem brilho nem cor (exageraram no branco e nem as olheiras do Amef salvaram a pintura).
Não me vou alongar na apreciação dos carros, mas havia um que me pareceu particularmente atraente. Um tractor John Deere de cor verde, série 5015, motor PowerTech com certificado de emissões II, potência de 83 CV. e uma cilindrada de 4,5 litros. Com disposição ergonómica dos comandos, excelente visibilidade periférica (320°) e baixo nível sonoro (inferior a 78 dB).
Pareceu-me que seria efectivamente o único carro decente que o Paço integrava no seu corso, não fora a sua baixa performance sonora ter comprometido o desempenho final em pleno despique. Não é que o raio do tractor, fiel ao seu doce ronronar, se recusou a estrondear devidamente na hora do aperto, obrigando os seus acólitos a remeterem rapidamente Rua do Paço afora, por forma que a vergonha passasse despercebida. Qual compromisso, qual honra, qual carácter! Tivesse este tractor de nova geração os pergaminhos sonoros dos seus antepassados e tão depressa ninguém o tirava dali. Mas estas modernices ecológicas é no que dão. Lá foram debitar os fracos decibeis para onde fosse possível ouvi-los. Vão, vão lá carpir mágoas para o vosso bairro. Adeus e desculpem qualquer coisinha, ehehehe.
Fizemos nós a festa e bem continuada noite dentro, com uma movida fantástica entre o Quebra e o Mercado. A iniciativa levada a cabo pelo Square Impact revelou-se um êxito, comprovando mais uma vez quem detém a iniciativa e torna o nosso carnaval cada vez mais atractivo. A malta do Paço por respeito lá foi dar uma espreitada ao seu baile desejando interiormente que terminasse o mais rápido possível para assim poderem dirigir-se ao Rossio, único local onde efectivamente se vivia o verdadeiro espírito carnavalesco. Entre música, representações de rua, convívio, espectáculos e cavaqueira, as grandes noites do carnaval tiveram lugar no Rossio e prolongaram-se na diversidade das iniciativas que aí se desenrolavam, contagiando com cor, alegria e entusiasmo todos os participantes. Uma verdadeira festa, coroada de sucesso e fantasia.
Mas por esta altura a Achadiça deveria estar a ressacar dos seus delírios, tomando como verdadeiros os falsos vislumbres gloriosos que a sua prodigiosa imaginação entreviu. Pois, minha querida amiga, aconselho-te vivamente uma cura de sono ou então uma terapia exaustiva nos Alcoólicos Anónimos. Acho que há uma consulta em Abravezes. Eu levo-te lá para não prevaricares no caminho :).

Para terminar: pela presença, pela entrega, pelo dinamismo, pela inovação e pelo entusiasmo, viva o meu Rossio adorado.
Boas minhocas

19 comentários:

Cingab disse...

Uma resposta que "seca" completamente todos os argumentos da Achadiça e companhia de "mudos"... Depois deste texto não é preciso dizer mais nada!... Ou será?

Tomahock disse...

Eu digo que está na altura da Cristalinda consultar um oftalmologista....

Farpas disse...

Eu acho piada principalmente à critica da "dispersão" dos grupos! A essa eu acho mesmo muita piada principalmente vindo de onde vem!!

Concordo com o sucesso do Square Impact, se calhar para o ano até já podem perder o medo de o associar ao Rossio, tirando isso é claramente uma análise completamente ridícula e desprovida de realidade mas é boa porque entra no espírito lol!

Achadiça disse...

Cris
Com um tractor passo-te eu por cima e vais ver que não há ronronar que te valha...

Portuga
Já lhe agradeci por toda a paciência... mas veja lá se não ficou o máximo. Gosta da música? Foi escolhida especialmente para si lol
Não, foi mesmo porque se adaptava ao ritmo do franganito.
Boas bicadas e viva o Paço

Cingab disse...

Informo que aqui não se ouve nada!...
Liguem o "on"

PortugaSuave disse...

Gosto sim senhor. E acrescento que vai muito bem com o frangalho. Sempre ao dispor
Cumpr.

pinigol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristalinda disse...

Ai não gostaste, mas quando toca a exteriorizares veneno para com cima do meu bairro estás sempre na linha da frente. Mantém-te nessa linha que vais ver quem é trucidada.
BM

Cristalinda disse...

Tomahock
Ver o quê se vocês nem deram tempo... fugiram com o rabo entre as pernas quando sentiram a força do som que vos abafava. Andaram anos e anos a gabarem-se que tinham sempre mais som (não o melhor) e a malta lá vos aguentava como podia. Pela primeira vez que ombreámos ao mesmo nível vocês dão às de Vila Diogo com as calças na mão. Essa é que é essa.

Farpas

Uma análise ridícula. Ridículos foram vocês ao recusar participar no despique, só porque adivinharam a impossibilidade de nos superarem.
Ou pensam que eu não sei o quanto ficaram frustrados por não haver despique... e não me venham com desculpas pois vocês tinham som à altura do nosso, que eu bem o ouvi quando se aproximaram da capela. Agarraram-se a acordos e protocolos só para salvar a cara. Ou não sabe que são estas circunstâncias inopinadas que caracterizam e animam o nosso carnaval. Sabiam que o Rossio não podia desligar a aparelhagem só tinham era que alinhar... ou acha que Canas não merece a vossa presença no final da festa? Para o Rossio tanto faz tanto fez. Fizemos a festa à mesma, agora quem perdeu foi Canas, que defraudou, pela vossa ausência, os que aguardavam para nos ver
Boas minhocas

Farpas disse...

Cristalinda, o Paço também fez a festa LOL! Tanta quanto vocês ou mais! Se estavam tão preocupados com o despique (agora é a minha vez de entrar na vossa "parvoíce") porque é que em vez de ficarem ali nas 4 esquinas feitos os lambões do costume não deram cordas às perninhas e iam ter connosco? Não foram? Nós fizemos a festa, quem perdeu foi Canas... lol

Eu gostava que tivesse havido despique, claro que gostava, mas se as excelências "Ai a nossa banda não presta, perdemos todos os anos e ficamos tristes porque depois todos gozam connosco" não quiseram eu não posso fazer nada... para o próximo ano até pode ser que consigam ter um tractorzito em condições é que eu nem dos tractores gostei!! Aliás até na palavra Rossio só gosto do "R" e do "i" o resto acho de um mau gosto terrível! As únicas coisas que o "Ai a nossa banda não presta, perdemos todos os anos e ficamos tristes porque depois todos gozam connosco" tem de bom são os caminhos para o Paço!! É só para manter o espírito!

Pombo correio disse...

Ainda mais despique?

Tanta tinta gasta para ver quem tem razão!

Pelos vistos estão todos a gostar deste despique na blogolandia canense!

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Farpas disse...

@Pombo se assim não fosse não seria o nosso Carnaval!! É claro que nunca estaremos de acordo, é pena é que as direcções dos dois bairros também sejam assim LOL

Tomahock disse...

Cristalinda Faz-me rir :)

Continue assim

Mr Kunami disse...

Outra doença que poderá ter levado a Cristalinda a escrever o post está descrita abaixo. Pode ser que seja uma questão oftalmológica , mas é melhor não se fiar....

"...O mentiroso compulsivo, mente sistematicamente e aparentemente sem razão.
Aqui estamos já a lidar com alguém para quem a mentira assume contornos de dependência, tal como o álcool ou a droga.
A mentira torna-se um vício, já que é dita de forma compulsiva, ou seja, o mentiroso tem consciência que está a mentir mas não consegue controlar esse impulso...
Ao mentir sistematicamente, o mentiroso compulsivo provoca grande sofrimento naqueles que lhe estão próximos, tornando infernal o ambiente daqueles que lidam com ele diariamente.
A situação é, no entanto, passível de tratamento ao nível da psiquiatria e psicologia clínica...."

Cingab disse...

Eu apoio-a Cristalinda!...

Cristalinda disse...

Mr Kunamo lá sabe do que fala. Parece ter os sintomas muito bem apreendidos.
Por aqui a única doença que grassa é a absoluta paixão pelo meu Rossio adorado. Já para os vossos lados a diarreia (física e mental) atacou-vos de tal forma que tiveram que ir a correr com as calças na mão na demanda urgente da retrete.
BM

Farpas
Bem tentei sorrir-lhe, mas o menino parece que também foi atacado por convulsões intestinais... as melhoras.

Cristalinda disse...

Pombo
Esta bicada é a última sobre o Rossio VS Paço(só se a Achadiça ou a Riça roerem a corda). Portanto ficam aqui os últimos fôlegos a propósito do nosso fantástico carnaval.
Como vê, mesmo adultos, ainda reinventamos rivalidades, tricas e provocações, que parecendo à primeira vista inusitadas, são o combustível que alimenta a chama que nos faz palpitar o peito e arrepiar a pele quando os nossos bairros passam, quando os nossos bairros cantam, quando os nossos bairros se encontram ou desencontram.
Estamos todos de parabéns pelo nosso Carnaval.
Até para o ano

Farpas disse...

Sim, mas já estou melhor obrigado, já outros haverá que vão ficar engasgados com este carnaval... vão ter de engolir muita coisa, e quiçá sem mastigar! lol

Boas bicadas e veja lá se deixa de comer esse milho estragado que lhe anda a turvar o pensamento! ;»

miau disse...

farpas: pareces estranho, irritado talvez. se a desculpa do Rossio não te parece boa, temos pena...É assim que tem de ser, se não gostam deixa de haver despique e os dois bairros fazem a sua própria festa, não de alegria mas de hipocrisia, para mostrar que estão bem assim, cada um para seu lado... o que não é verdade com toa a certeza