segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Sambas e Guitarradas

Parece que este ano o Rossio vai trocar a tradicional banda de música, que habitualmente acompanha o cortejo carnavalesco, por um conjunto musical. Guitarrada eléctrica para desvirtuar uma das características que torna o nosso Carnaval tão peculiar.
As bandas de música dão um cunho popular ao nosso Entrudo, integrando as demais componentes tradicionais em que o nosso Carnaval é fértil. Não obstante, o Rossio ou a sua Direcção, decidiram optar por um som incaracterístico e menos próprio na salvaguarda de um som mais potente. Inspirados insipidamente por tendências modernaças ocorreu-lhes a possibilidade de aproveitar as novas potencialidades tecnológicas e, qual rave party, adulterar o som típico dos metais, dos pratos e do bombo. Lembrei-me logo daquelas paradas tipo “Orgulho Gay”, com os foliões de mãos dadas ao som de House Music. Perdoem-me.
Parece que foi a forma encontrada para contrariar os kilowatts que o Paço carrega às costas para se fazer ouvir. Será que ainda não se aperceberam que esta luta desenfreada por quem faz mais barulho só conduz à cacofonia, privando as pessoas, que são o mais importante da festa, de se fazerem ouvir e competirem de alma coração e garganta pelo seu bairro? Admito o som amplificado das bandas, pois o som captado pelos microfones é suportável, pese embora o feed back e outros inconvenientes, agora instrumentos eléctricos e caixas de ritmos artificiais!? Tudo com o ponteiro no máximo!Veio o presidente da Direcção do Rossio a terreiro admitir que tinha acordado com o Paço que o despique seria só com o som das bandas, mas, pressionado por elementos da sua organização aceitou, embora contrariado, este novo projecto que abdica da tradicional banda e obriga a total amplificação sonora. Argumenta ainda que este projecto “rave” foi proposto por “gente novíssima” à qual deve dar ouvidos pois são eles que vão assegurar a continuidade do Carnaval. Bem, nada tenho contra a malta jovem. Eu própria não sou assim tão velha. Mas tem que haver bom senso. A malta nova não pode ir atrás de modas nem de preferências de geração incondicionais, sob o risco de comprometer e subverter 400 anos de tradição.
Posto isto, só me resta acarinhar o meu bairro que, fiel ao espírito genuíno do nosso Carnaval, continua a apostar na tradição e não cede a tentações suspeitas.

Boas bicadas

15 comentários:

Pombo correio disse...

Achadiça:

Apesar de o meu bairro ser o Rossio, estou plenamente de acordo com a sua opinião.

Quanto há proposta feita por “gente novíssima” Já agora permitam-me a ironia, novíssima no Carnaval de Canas ou novíssima na idade?

Só falta para o ano a musica do Rossio ser um rap Beirão!!!

PortugaSuave disse...

Ora aqui está uma análise sensata. Inovar sim mas sem pôr em causa a tradição.
Cump.

Cingab disse...

Sim, sim!... Contem-me histórias!

Farpas disse...

Sou completamente a favor do que se está a tentar fazer nas noites do Carnaval, não percebo porque é que têm tanto receio em dizer que é uma organização do Rossio... ou não é? Afinal o "Square Impact" é feito pelo Rossio ou não? Qual é o problema têm medo que o pessoal do Paço não vá por ser uma organização do Rossio?

Agora outra coisa é o despique. Primeiro vai haver uma falta a um compromisso, já assumido por parte do Rossio, depois porque uma coisa é inovar outra coisa é estragar é preciso saber a diferença.

Cingab disse...

Cantado em basileiro, deixa-me acrescentar

Farpas disse...

É verdade! E de lá até agora não mudei de opinião... acho mal ir um conjunto. Ainda bem que ao que parece estamos todos de acordo!

Tomahock disse...

É só eu sentir que o despique é feito com som... Que irei ver mais depressa o granito da Rua do Paço no caminho para casa. Quero ver é se todos aqueles que também são do contra, ficam lá a assistir aquele triste espetáculo...

foll disse...

Enquanto a Rossio não se capacitar que, (mesmo podendo ter os fatos mais elegantes e fantásticos), nunca se poderá comparar ao Paço, no que respeita à sua união e bairrismo, julgo que vão continuar (o Rossio) a arranjar maneira de desvirtuar aquilo que temos de mais espontâneo em Canas de Senhorim, numa tentativa vã de superar o Paço.

RECADO para todos os adeptos do Rossio:

O importante não é só inovar….., o mais importante, e que deveria ser o vosso objectivo supremo, seria criarem de uma vez por todas, um espírito de equipa, deixando de lado as vaidades pessoais!

Cingab disse...

@bewita,
Estará a falar do Rossio?

Cingab disse...

@Tomahoc,
Gosto de assistir a tristes espectáculos... Assim possa!...
Vejo o Sporting
Vejo a marcha do Paço,
Vejo alguma discução deste referendo
Porque não hei-de assistir ao despique? Claro, tenho de levar, por prevenção, Abafadores auriculares!

Achadiça disse...

Sou a mais contestatária quando o meu bairro comete erros ou tem atitudes que não dignificam o espírito do nosso carnaval, único porque mantém a tradição.
Este ano, ainda não foi preciso criticar o meu bairro, já quanto ao vosso, baseado num projecto que pelos vistos se assemelha mais a um trem eléctrico ou lá o que é... sinceramente!!!!
Boas bicadas

Cingab disse...

Sinceramente lhe digo, que se há tanta gente com esse tal espírito, que tanto defende o Carnaval de Canas e suas tradições, porque não se consegue mudar o organizar a coisa!...
Para o bem, e para o mal, quem manda no Rossio ainda são os seus quase 600 sócios pagantes...
Para o Bem e para o Mal, o Carnaval de Canas é aquilo que Paço e Rossio quiserem, as suas gentes, os seus foliões...

Quando há anos atrás, o Paço na ia ao despique porque, diziam, não passavam os carros, azar, fez-se tradição...

Tomahock disse...

Então que se faça a tradição de outra maneira! Que não seja bastante desagradável para a saúde e sanidade mental! (sim porque depois de centenas de decibeis na cabeça uma pessoa não deve sair de lá muito bem!)

Farpas disse...

@tomahock: ahhh! Isso explica muita coisa! LOL

Cingab disse...

lol