segunda-feira, junho 16, 2008

Crónicas da Galinha Riça - Os mirins

Revoltaram-se os mirins porque, ao que parece, não têm “choco” para assegurar a reprodução da espécie. Ora, todos sabemos que esta espécie não tem habitat fixo, basta sairmos dos aglomerados populacionais para os vermos, sem razão aparente, deambular por esses campos fora de casa às costas. Preferem o ar livre e é em comunhão com a natureza que atingem altos índices de reprodução. Por isso, legítima ou não, estranhou-se a pretensão.
Com uma estrutura social rígida e um espírito gregário assinalável, organizam-se em clãs, unidades familiares mais ou menos estáveis, lideradas por elementos mais velhos e experientes que lhes ensinam nas caminhadas o verdadeiro sentido da palavra do Senhor, isto é, “crescei e multiplicai-vos”.
Para evitar o perigo da consanguinidade, estas pequenas famílias, intrinsecamente ligados por laços afectivos e cerimoniais, têm necessidade de interagir com outros clãs, pelo que se reúnem frequentemente em grandes agrupamentos, onde podem alargar as possibilidades de acasalamento e dar azo à sua propensão poligâmica sem correrem o risco de comprometerem a espécie ou corromperem a linhagem. Aliás, este comportamento está devidamente previsto no artigo 4º da lei mirim, o qual diz “O mirim é irmão dos demais mirins, independentemente da classe, ou credo a que o outro possa pertencer” (sic). Está assim, legalmente resolvido o problema de identidade que resulta do regabofe daqueles ajuntamentos, ou acampamentos, como alguns preferem chamar… são todos irmãos, não há cá filho deste, filho daquele ou filho da outra, pacificam-se assim as relações familiares entre os vários elementos da espécie. Mais à frente, no artigo 5º, a lei refere que o mirim também é amigo dos animais, artigo polémico que ainda hoje levanta alguma controvérsia no Conselho Jurisdicional Mirim. Não é à toa que usam a expressão “quando o pau bate na rocha quem se lixa é o lobito”… mas adiante, que isto são outras contas e eu já me estou a dispersar.
De facto, uma grande parte da simbologia mirim é indubitavelmente sexual, atentem ao lema “sempre alerta” (“be prepared” no original) - ora o que é que se pretende de um “zezinho” saudável, que esteja sempre pronto -, ou ao pau que habitualmente transportam, representação fálica da virilidade dos machos, ou à “promessa”, acompanhada pelo gesto atrevido de quatro dedinhos no ar, pelo menos quatro estão prometidas, essa é que é essa, ou à vaginiforme flor de lis, excessivamente clitórica, uma provocação aos sentidos menos “alertas”… e poderia ir por aí fora, a sua iconografia está cheia de pintelhices.
É precisamente esta predisposição sexual que preocupa e constrange os mandadores cá da terra que, perante o pedido persistente de uma incubadora, logo entreviram uma praga indesejável de mirins a todo o custo evitável.
David Attenborough, conceituado naturalista, instado a pronunciar-se sobre o quesito, alertou para o perigo que representa para o equilíbrio do sistema esta pretensão, salientando com preocupação a inexistência de predadores que possam travar o seu alto índice de reprodução - uma ameaça para os próprios e para as espécies que com eles convivem - concluiu.
Perante a evidência, toda a gente fez ouvidos moucos à azáfama reivindicativa dos mirins, ignorando os gritos lancinantes de alerta com que anunciaram a revolta. Só a autoridade eclesiástica se mostrou flexível. Incapaz de demover o ímpeto sexual dos sublevados e à revelia de orientações superiores, concedeu a excepcionalidade do uso de preservativo aos insurgentes, garantindo-lhes, também a estes, sinais de coito em local recatado, por sinal bem perto deste outro que ousou negar-lhes provimento.
Que mais posso dizer!? Bravos guerreiros de lenço e calção, perfilai-vos, que já vou no Freixieiro. Dos fracos não reza a História e promessas são para cumprir.

32 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

não sei onde está a piada disto, se é que era para ter graça. Os escuteiros estão sempre prontos a ajudar, sem qualquer coisa em troca, e a paga é o completo esquecimento e um texto de gosto duvidoso

Anónimo disse...

ok, já vens na noémia, quando passares o manel das motas manda sms para eu preparar o latex.

P.S.: Compras tu a vaselina?

Ass: Galo de pescoço pelado

PortugaSuave disse...

ó minhas amigas, não havia necessidadezzzeeee

Anónimo disse...

Todos temos o direito a opinar, temos liberdade para tal...
Minhas queridas, opinem com respeito e classe.

Essa visão de escutismo espanta-me bastante, e a linguagem também me parece pouco apropriada.

O que me descansa é a vossa falta de crédito...

Patrícia Santos

Farpas disse...

Bonito texto, ainda p'ra mais vindo de quem vem.

Cumps

Anónimo disse...

Quem?
Quem?

Anónimo disse...

esta mensagem só demonstra a falta de coragem e de personalidade, de umas certas pessoas que usam um blog para mandar umas bocas, e que não conseguem mandá-las pessoalmente...

são pessoas mesmo de baixo nível, a vergonha.

------------------------------

Escuteiros força nesse excelente trabalho que têm desenvolvido até agora para bem desta comunidade!

Cristalinda disse...

Amigos escutas o Mulherio tem o maior respeito pela vosso grupo e deseja sinceramente que rapidamente vos seja facultado um espaço digno para levarem a cabo as vossas actividades.

Embora eu não seja porta-voz da autora do texto, é sabido, pelo menos para quem nos conhece, que estas crónicas são brincalhonas, se bem que a brincar a brincar lá se vão dizendo algumas verdades (é este o crédito da ironia, Patrícia).

Boa festa e muito "movimento", recomendação dispensável julgo eu ;)... vejo-vos por lá

Farpas disse...

Cristalinda não precisa de pedir desculpa pela Riça, não se sinta envergonhada!

Corelix disse...

Análise ao texto em português(portugal)

"Revoltaram-se os mirins porque, ao que parece, não têm “choco” para assegurar a reprodução da espécie. Ora, todos sabemos que esta espécie não tem habitat fixo, basta sairmos dos aglomerados populacionais para os vermos, sem razão aparente, deambular por esses campos fora de casa às costas. Preferem o ar livre e é em comunhão com a natureza que atingem altos índices de reprodução."

Aqui fala-se por experiência própria?

"Por isso, legítima ou não, estranhou-se a pretensão.
Com uma estrutura social rígida e um espírito gregário assinalável, organizam-se em clãs, unidades familiares mais ou menos estáveis, lideradas por elementos mais velhos e experientes que lhes ensinam nas caminhadas o verdadeiro sentido da palavra do Senhor, isto é, “crescei e multiplicai-vos”."

Quem poderá falar de clãs? algo estranho...

"Para evitar o perigo da consanguinidade, estas pequenas famílias, intrinsecamente ligados por laços afectivos e cerimoniais, têm necessidade de interagir com outros clãs, pelo que se reúnem frequentemente em grandes agrupamentos, onde podem alargar as possibilidades de acasalamento e dar azo à sua propensão poligâmica sem correrem o risco de comprometerem a espécie ou corromperem a linhagem. Aliás, este comportamento está devidamente previsto no artigo 4º da lei mirim, o qual diz “O mirim é irmão dos demais mirins, independentemente da classe, ou credo a que o outro possa pertencer” (sic). Está assim, legalmente resolvido o problema de identidade que resulta do regabofe daqueles ajuntamentos, ou acampamentos, como alguns preferem chamar… são todos irmãos, não há cá filho deste, filho daquele ou filho da outra, pacificam-se assim as relações familiares entre os vários elementos da espécie."

Cada vez mais vejo aqui tanta sabedoria...hmmm

"Mais à frente, no artigo 5º, a lei refere que o mirim também é amigo dos animais, artigo polémico que ainda hoje levanta alguma controvérsia no Conselho Jurisdicional Mirim. Não é à toa que usam a expressão “quando o pau bate na rocha quem se lixa é o lobito”… mas adiante, que isto são outras contas e eu já me estou a dispersar.
De facto, uma grande parte da simbologia mirim é indubitavelmente sexual, atentem ao lema “sempre alerta” (“be prepared” no original) - ora o que é que se pretende de um “zezinho” saudável, que esteja sempre pronto -, ou ao pau que habitualmente transportam, representação fálica da virilidade dos machos, ou à “promessa”, acompanhada pelo gesto atrevido de quatro dedinhos no ar, pelo menos quatro estão prometidas, essa é que é essa, ou à vaginiforme flor de lis, excessivamente clitórica, uma provocação aos sentidos menos “alertas”… e poderia ir por aí fora, a sua iconografia está cheia de pintelhices."

Falta de experiência (zezinhos) em tempos... ou dor de cotovelo... é triste até os lobitos para aqui são chamados...

"É precisamente esta predisposição sexual que preocupa e constrange os mandadores cá da terra, que perante o pedido persistente de uma incubadora, logo entreviram uma praga indesejável de mirins a todo o custo evitável."

E continua a voz da experiência a falar... (até dos custos sabe!!! saiba-se lá porquê... deve ser muito trabalho!)

"David Attenborough, conceituado naturalista, instado a pronunciar-se sobre o quesito, alertou para o perigo que representa para o equilíbrio do sistema esta pretensão, salientando com preocupação a inexistência de predadores que possam travar o seu alto índice de reprodução - uma ameaça para os próprios e para as espécies que com eles convivem - concluiu.
Perante a evidência, toda a gente fez ouvidos moucos à azáfama reivindicativa dos mirins, ignorando os gritos lancinantes de alerta com que anunciaram a revolta. Só a autoridade eclesiástica se mostrou flexível. Incapaz de demover o ímpeto sexual dos sublevados e à revelia de orientações superiores, concedeu a excepcionalidade do uso de preservativo aos insurgentes, garantindo-lhes, também a estes, sinais de coito em local recatado, por sinal bem perto deste outro que ousou negar-lhes provimento."

alguem a falar da cultura da sexualidade, ou é mesmo falta de sexo? (sem ofensa)

"Que mais posso dizer!? Bravos guerreiros de lenço e calção, perfilai-vos, que já vou na Noémia. Dos fracos não reza a História e promessas são para cumprir."

Fico triste com tanto amor por aqueles (escuteiros) que só fazem desta pequena vila um grande e bom exemplo do melhor que se faz do escutismo em Portugal. é por estas e por outras que vale a pena trabalhar. (desculpem não estava a querer ser erónico)
POrque além de não darem a cara neste pequeno blog (ou grande como quiserem), nós andamos a dar a nossa cara por Canas.
Desculpem me tantos parêntesis mas podem haver mal entendidos...

Diogo

Achadiça disse...

Ó farpas aqui a única vergonha é não ter vergonha nenhuma
Ó despois não percebo o porquê de tanta indignação, então faz-se aqui a apologia do excelente desempenho sexual dos "mirins" e ainda ficam melindrados. Pronto, que não seja por isso, a partir de agora, mando eu, os mirins são todos uns de(pau)perados (de pau parado). Desculpem tanto parêntesis, mas pode haver mal entendidos.

Farpas disse...

Achadiça vocês é que sentiram necessidade de se explicarem... eu nem critiquei o texto! Se sentiram essa necessidade por alguma coisa foi...

Anónimo disse...

Respeito o vosso pouco agrado para com os escuteiros, no entanto, visto que humildade e respeito são duas palavras que não constam do vosso dicionário, resta-me dizer que a cobardia esconde-se por detrás desse vosso perfil "blogueiro".

Não vejo verdade no texto, vejo sim ódio por um movimento que merece todo o respeito.

ódio de alguém que por lá passou e por algum motivo não se integrou, pela sua falta de carácter e ausência de perfil...

Cumprimentos
Patrícia Santos

Achadiça disse...

Patrícia Santos, escorreitinha a escrever. Tem toda a razão, eu pelos menos fui repudiada por não conseguir cumprir os mínimos. Tem que admitir que quatro é dose. Boas promessas.

Anónimo disse...

tadinha da priminha, fez queixinhas foi?

Anónimo disse...

Sugiro que este blog deixe de ser visitado e comentado. Não merecem tanta importância.

Achadiça disse...

lol

DaPovoa disse...

Lool!!!!!!!!
Guerra na Capoeira!!

Anónimo disse...

Agora tiram de cena os comentários que não interessam. Tanta credibilidade tem este blog

Achadiça disse...

Anónimo:
Os juros estão muito altos, nós aqui compramos tudo a pronto, não recorremos ao crédito...
Quanto à "letra vencida" a nossa fiel depositária e administradora tratou de a resgatar. Se quiser nós enviamos-lhe cópia por mail, é só deixar o endereço... mas olhe que o texto da Riça comparado com aquele... bem, no coments.

Anónimo disse...

Isto não é a imagem das mulheres de canas...isso tenho eu a certeza...

Anónimo disse...

Concordo... mas isto representa apenas o "mulherio" (se é que eu entendo o significado desta paravra, está muito bem representado...)

Anónimo disse...

Agitam-se os espíritos. Amém.

Viva o Mulherio e vivam os mirins.

Eu ficava todo contente com elogios de fertilidade, mas prontos! :D

Anónimo disse...

nao percebo o porque desta guerra...os escuteiros nao tem de provar nada a ninguem. o trabalho por eles produzidos nos ultimos 30 anos em canas falam por si...a reinvidicaçao dos escuteiros em relaçao a sede é mais que legitima mas ja vem sendo normal que quem mais faz pela terra seja posto de lado...quanto ao texto em si nota-se mesmo que alguem comeu e nao gostou pois deveria tar a pensar que o escutismo era uma coisa e apareceu-lhe outra pela frente...o escutismo nao e para todos, ja sabemos que a categoria dos escuteiros é demasiado elevado para a maioria das pessoas mas temos pena
desejo uma boa caça a todos os escuteiros do mundo
Daniel Gauthier

Achadiça disse...

Ó Quarentão deixe-se disso... por oposição também lhe posso dizer que há muito homem que não quer saber das mulheres para nada. Quanto aos úteros artificiais, barrigas de aluguer e outros artifícios criacionistas bem precisávamos de um aqui... para criar o nosso concelho, bem entendido ;P

Anónimo disse...

lol

Bonita discussão.

E que me dizem da imagem no banner do blog. Tentadora não é?

Aposto que nos escuteiros não há desta qualidade e aqui, no mulherio, sim!

Emancipem-se da Igreja.

Anónimo disse...

Morreu??

o berlok??

Anónimo disse...

Parece, mas talvez andem por aí ocupadas com as festas populares do Verão; alguém as viu ?

Anónimo disse...

Parece, mas talvez andem por aí ocupadas com as festas populares do Verão; alguém as viu ?

Anónimo disse...

E' tão deprimente este bLog!

Mta falta de caracter..
Mta cobardia..
Mto desrespeito..

Ou menos enquanto escuteiros fazemos alguma coisa!
E vocês como cobardes q se escondem e falam atravez d um blog fazem o q ? Falar mal dos q ainda qerem e lutam por uma comunidade melhor? Dos escuteiros q sempre estam presentes e prontos a dar o melhor de si?
Tenham dó e deixem de ser hipocritas e invejosos!

Anónimo disse...

E' tão deprimente este bLog!

Mta falta de caracter..
Mta cobardia..
Mto desrespeito..

Ou menos enquanto escuteiros fazemos alguma coisa!
E vocês como cobardes q se escondem e falam atravez d um blog fazem o q ? Falar mal dos q ainda qerem e lutam por uma comunidade melhor? Dos escuteiros q sempre estam presentes e prontos a dar o melhor de si?
Tenham dó e deixem de ser hipocritas e invejosos!