quarta-feira, janeiro 16, 2008

Diálogos Encrespados, Carnaval


Aproxima-se o Carnaval. O meu Juvenal pela-se por esta época, aproveita os bastidores do evento como justificação para me chegar a casa tarde e sabe Deus como.
- Então isto são horas? - Pergunto-lhe estremunhada.
Meio cambaleante, naquela gaguez delatora de quem já enfiou uns copázios, lá se vai desculpando como pode:
- Ai e tal, os carros estão atrasados, a malta diz que vem e depois não vem, este ano é o último, já estou farto disto…
- Ouve lá, mas pensas que sou tó-tó. Vens para aí aos tombos, a cadela que trazes contigo vem a ladrar desde que entraste ao portão e queres convencer-me que estiveste nos carros!
Ficou muito ofendido. Que não era nada disso, se vinha tonto era por causa da cola…
- Da cola!!!
- Sim da cola, o cheiro entra pelo nariz adentro e fica-se assim…
- Assim mentiroso, com nariz de Pinóquio não é? No ano passado foi o aparelho de soldar que te deu cabo dos olhos. Lá foste para Viseu às urgências e só apareceste em casa às sete da manhã… eu nunca engoli essa história, foste mas foi arregalar o olho sabe-se lá para onde, ou pensas que eu nasci ontem?
Ficou atrapalhado com a revelação, se calhar pensava que eu não sabia destes desvios carnavalescos.
- Mas, mas… então não viste o carro que saiu feito por nós?
- Aquele zingarelho com dois paus ao alto! Foi aquele monumento que te reteve até altas horas da noite durante mais de 15 dias?
- É pá, mas o que é que tu percebes disso para questionares as horas de trabalho… fica sabendo que aquilo exigiu intrincados cálculos físicos e mecânicos, relação esforço/potência do motor, aerodinâmica, peso/contra-peso, ângulos de inclinação, rotores, transmissão, alimentação etc., etc…ou pensas que os movimentos oscilatórios não têm que ser devidamente equacionados? Se fosse tão simples como insinuas porque é que achas que o Rossio não faz carros dinâmicos?
- Pois, pois, dá-me música. Os tais movimentos oscilatórios sei eu muito bem como são equacionados, um copo aqui, outro ali, mais um além, e é ver os movimentos oscilatórios em progressão…
- Bem, não há nada a fazer, estás com um mau feitio que é obra. Deixa-me dormir que amanhã vou bulir.
- Está bem, mas fica sabendo que as chouriças estão contadas. É que nesta época do ano desaparecem misteriosamente da despensa.
- Raios partam a mulher.

Deixei-o em paz por agora. Desconfio que há cinco anos não põe as patas na associação, e se lá vai não é certamente para actividades de intrincada engenharia, como diz. Vamos ver se não tenho que o pôr a pão e água.

23 comentários:

Anónimo disse...

Coitado do Jvenal, nem agora, pelo Carnaval, quando ninguém leva a mal escapa. Depois de farto de trabalhar, copo aqui, cálculos de equilíbrio estático acolá chega a casa e apesar de conseguir entrar na porta do quarto (pudera, vê tres portas e escolhe a do meio)zás, tomo que é democrático: não são horas de chegar, ainda por cima acompanhado com essa cadela, edecetra, edecetra e tal.
Juvenal, essa de ficar a pão e água, não acredite, é só fumaça, enquanto houver chouriça, não há copo, nem cadela, que resista. Um conselho, se permite claro, não deixe a despensa sem chouriças, pelo menos deve ficar no mínimo sempre uma, é que elas não gostam que o "stok" se lhes acabe.
Bons Carnavais

Anónimo disse...

Mas agora reparo, afinal Canas não tem carro para o carnaval, ou será que está a ser fabricado em Beijós ?

Achadiça disse...

Pois é, está a ver, logo agora que queria obsequiar a sua amável visita aqui ao berloque com uma suculenta chouriça na brasa (ou devagarinho se preferir), népia! Levou-mas todas o maroto do meu Juvenal, sabe Deus para distribuir por quem. Pronto, ficam os dois a pão e água...

PS não percebi essa de Beijós!!!

Cristalinda disse...

Acha
Creio que a foto é do carnaval de Beijós!!!!!! onde é que foste desencantar isso?
Quanto aos varapaus "movidos a chouriça" que o Paço costuma apresentar, desta vez tens toda a razão, melhor seria se ficassem em casa a cozer meias, ou noutros afazeres produtivos, se é que me faço entender...
Viva o Rossio

Anónimo disse...

É pena, já estava a "crescer água na boca" para não deixar fugir a dita chouriça; assim sendo, fico-me pelo pão, mas com um copito, tá bem?
Eu enganei-me(?), parece que a foto diz mesmo Beijós XXI, ou não?
Bons Carnavais

Anónimo disse...

Parece que alguém me deu razão acerca da fotografia; afinal não sou só eu a ter olho de lince ...

Achadiça disse...

Ó carago e eu a pensar que era o pavilhão da ARCCP, fui enganada. Bem, nos tempos que correm ser "enganada" é uma regalia (lol)

Anónimo disse...

Não é meu hábito, até costumo ser solidário, mas desta descaí-me e enrasquei o Juvenal. O meu sincero pedido de desculpas ao dito

Achadiça disse...

Às vezes aparece por aqui, discreto, como convém, mas não é rapaz para se entusiasmar com estas brincadeiras. Ainda bem.

Anónimo disse...

Quem, o Juvenal?

Achadiça disse...

Não, o Papa

PortugaSuave disse...

lol

Anónimo disse...

"Entendi-te" ... há falta de chouriças podem arranjar-se uns salpicões

Cingab disse...

lol

Anónimo disse...

Gostei dotexto e dos comentários.
Parbens.
Juvenal...não desistas nem percas o equilibrio de todo.!! !

Anónimo disse...

Achadiça é ARCP, Associação Recreativa e Cultural do Paço... você não acerta uma

Cristalinda disse...

Falou-se em chouriças e o Cingab apareceu logo... ou será do carnaval!

Mal se fala em chouriça
O Cingab do meu Rossio
Com saudades da Achadiça
Faz-se logo ao desafio

Desculpem lá, não tenho o vosso jeito mas nºao resisti

Roger, bem vindo e obrigada pelo comentário. Espero que seja do Rossio, é que eu aqui estou em desvantagem. Desvantagem é uma maneira de dizer que eu posso bem com estas duas

DaPovoa disse...

. . . lol
. . lol
. lol
lol

Achadiça disse...

Desculpem lá mas é ARCCP. Associação Recreativa Cultural e Campeã do Paço, brincamos ou quê! Ai o lingas...

Cris

Para deixares tal recado
mais valia calares o pio
O Cingab está arrumado
desde o último desafio

Olé!

Cingab disse...

Cristalinda e Achadiça
Deixem-se lá dessas histórias
Na nossa passada liça
Eu só somei é vitórias

Achadiça disse...

Ó Cingab, ó vã glória
Isso faz parte do passado
Se da derrota fez vitória
é porque ficou baralhado

Cingab disse...

Não diga isso, ó menina,
Olhe que vais ser uma maçada
porque você ainda quina
nesta nossa nova “entifada”

Vá antes à foz do Mondego
Com carteira, alugar fatiota
Podem ser belas, não nego
Mas são um bocado batota

Também se quer que lhe diga
Mas, não me leve a mal
Vai levar uma corrida
Nem lhe valerá o Juvenal

Isso se tiver a coragem
De reconhecer o melhor
Lhe deixarei a mensagem
E lhe darei algum valor

Achadiça disse...

Nesta nova “intifada”
P’ra cumprir a tradição
Vai levar uma panelada
Vou-lhe pôr um pisão

Pum pum pum no seu portão
Zás trás pás na sua escada
Venha o queijo e o salpicão
E a chouriça bem assada

Mas nem um naco de pão
Para afugentar este frio
É o que dá pôr um pisão
A um gajo do Rossio

Isto é tempo perdido
O rapaz tem mau feitio
Triste sina ter nascido
Lá no bairro do Rossio