segunda-feira, outubro 29, 2007

Hips!

Hoje deu-me para andar por aí a navegar a ver os vídeos que a malta coloca nos blogs...
Desesperei! Então não é que ouço e vejo tudo aos soluços. Em verdade isto não é novo, mas como não era uma área que eu explorasse muito não me preocupava, porém agora começa a fazer-me fornicoques esta gaguez. O contrato é de 512 kbps, banda larga, fui verificar a velocidade real a qual ronda uma velocidade de download de 390 kbps, e de upload, 70 kbps.
Isto para mim é chinês. Será que estes valores estão aquém do ideal para ver aqueles vídeos que a malta habitualmente põe nos blogs? Haverá outra razão qualquer, além da velocidade de tráfego, que possa afectar a visualização dos vídeos e dos clips de música? Haverá algumas solução para optimizar este aspecto? Amigos engenheiros digam qualquer coisa sff, hips!

6 comentários:

DaPovoa disse...

Hips, não sou eng.!

Mas acho que tem tudo a ver, sim.

beijokense disse...

Tb não sou Engº, nem sequer de diploma passado ao Domingo, mas creio que 390kbps deveria dar para ver a coisa escorreita.
Por vezes há engarrafamentos nos servidores onde os vídeos estão arquivados.
Por outro lado, pode haver influência de outros factores no PC do "espectador" não relacionados com a rede, e.g. RAM, espaço em disco, memória ocupada por outras aplicações, quantidade de remendos no sistema operativo...

Achadiça disse...

Afinal descobri que a velocidade contratada já não é de 512 kbps mas de 1 mega. O problema deve ser os miseráveis 256 Mb de memória RAM. Se quiser bailar ao som do YouTube lá vou ter que comprar um pc novo.
Mas isto leva-se a pensar na oferta que o Min. da Educ. anda para aí a publicitar. Se a velocidade real é habitualmente 1/4 da contratada e se eles oferecem na versão mais económica uma velocidade de 384 kbps então desiluda-se a rapaziada porque não vão ver vídeos nem outro material pesado por 17,5€. Será assim?

Tomahock disse...

Uma ligação de 512kps chega perfeitamente para ver videos no Youtube... Quando não há mais nada a carregar a ligação. os 390kps que deu no teste... até se pode considerar razoável, visto que quando tinha 512kps o máximo que tive num teste desse género foi de 430kps, mas esses testes nunca são de fiar, pois tudo depende da localização e dos peers que tem o servidor.

Caso seja efectivamente 1024kps a ligação e o resultado for 390ks aí pode-se dizer que é... péssimo! Mas como disse que não pagava... Mas como quem não paga ou trabalha no ISP ou num banco são benefícios do trabalho por isso pode sempre reclamar! (Não quero pensar que anda a fazer ilegalidades por aí!)

Quanto às ofertas do Ministério... Primeiro é preciso pensar que é internet movel, ou seja tudo vai depender da zona do país onde nos encontramos e a cobertura de rede... E não me parece que canas esteja muito bem servida nesse aspecto (principalmente se for TMN). A minha experiência com esse tipo de ligação... Digamos que apenas é muito gira para ir ver os mails e ler os jornais!

Mas pronto é a minha opinião! Mas também ainda não sou engenheiro! E também compreendo que as áreas da educação, saúde e até mesmo direito... Não têm especialidades neste tipo de tecnologias!

Achadiça disse...

Não, tomahock, não é ilegalidade nenhuma. Pura e simplesmente não nos cobram a Net, sei lá porquê, deve ser erro administrativo ou coisa assim e nós caladinhos... quer dizer, eu ando desconfiada que um dia destes nos cai tudo em cima mas o meu Juvenal não quer saber de receios nem moralismos, não vem a factura, não se paga, diz ele a esfregar as mãos de contente. Mas ouvi dizer que já ninguém tem uma veloc. de 512 kbps, por questões de concorrência, todas essas modalidades foram corrigidas para 1 mbps ou coisa que o valha, e só por isso é que consigo uma velocidade real de 390 kbps, porque senão!!!!
Parece-me mesmo que o problema de não ver os vídeos é da velocidade de processamento do jokas, o jokas está senil, trabalha a 256 Mb, coitado está bom para a reforma.
Estou uma especialista nestas coisas, já li alguns 300 sites sobre como melhorar a perfomance mas sem ovos não se pode fazer omeletes. De qualquer das maneiras obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Bjokas

António disse...

não sei,
ainda me falta fazer o inglês técnico.