sexta-feira, março 06, 2009

Vens ao Rossio "xantinha"...


Carnaval e política de mãos dadas parece-me bem. O popular ditado "é carnaval, ninguém leva a mal" poder-se-ia até estender à política e aos políticos: é política, ninguém leva a mal. Não rima! Então poderia ficar “é política local, ninguém leva a mal“. Pronto.
Mas o facto é que há gentinha que ficou muito indignada com o apoio da Câmara de Nelas. Mas que raio de hipocrisia é esta, então aquele bairro mamão andou ano atrás de ano a receber as verbas negadas ao Rossio, numa falta de solidariedade quase ofensiva, borrifando-se para as dificuldades financeiras que o Rossio teve que ultrapassar para não deixar cair o Carnaval de Canas (sim porque não há Carnaval de Canas só com um bairro) e para manter a sua dignidade intocável, e agora, que está finalmente a ser ressarcido desse período negro, não devia anunciar os bons ventos que nesta matéria vêm lá de cima. Poupem-me. Vão mas é trabalhar, como dizia o outro.
Do meu Rossio engalanado não posso deixar de elogiar a performance do “baile de roda” nas quatro-esquinas, muito bonito, a fazer lembrar outros tempos. Para quem não sabe, há muitos anos atrás, era costume pelo Carnaval rapazes e raparigas dançarem o “baile de roda”, os do Paço no terreiro da Igreja e os do Rossio nas 4-esqinas e no largo do Rossio de Baixo, junto ao chafariz. Estão de parabéns a organização e os marchantes por recuperarem esta tradição (julgo que no berloque do Carnaval há lá fotos antigas a documentar esse costume esquecido).
De resto, já nem vale a pena falar, a marcha do Rossio sobrepôs-se à do Paço como é habitual: é um prazer ver as nossas músicas e letras antigas cantadas e revitalizadas pela garganta dos mais jovens, até as crianças já as sabem de cor. Quase que vou às lágrimas a ouvi-los cantar - vens ao Rossio "xantinha" buscar a cartinha - coisas de velhos, como diz o Patxi. Enfim, Canas de Senhorim pode orgulhar-se do seu bairro.
Quanto a vocês, pessoal do Paço, não desanimem, deitem mãos a picaretas, camartelos e baldes do lixo, alarguem a rua do Paço, e pode ser que para o ano vos façamos a vontade… quem sabe se não iremos ao Casal, à Urgeiriça, ao Carvalho, aos Pardeiros e, por que não, ao Pisão... até lá, ficam a falar sozinhos, que eu vou retirar-me serenamente para deglutir esta saborosa vitória carnavalesca. Já agora aproveitem bem os passeios antes que a doutora se arrependa :), faz-vos bem à saúde… física e mental.

6 comentários:

Beco Escuro disse...

E prontos:o)
Eu até nem costumo comentar posts sobre o carnaval, mas este....
Dá-lhes mulher...
Mas prepara-te para te caírem todos em cima com dragões de pinhas e super mários cuja cara n se parece com nada. Mas mexe, e se mexe é o que interessa.
Bem mexido mulher...

Cumprimentos
Beco

Achadiça disse...

Se n costuma comentar bem podia continuar calado na escuridão do seu beco... ou do seu bairro.

Então Cris, parece que andas constipada, xantinho.
Andas para aí à volta com as palavras a tentar desculpar o indesculpável. O bairrismo cega-te e o sapo que engoliste atrofia-te o cérebro :)
As melhoras

O Maluco disse...

"Alarguem as ruas do Paço"....hum!...AH! Espera aí! Deve ser porque não cabem lá os carros do Rossio...pois, são tão grandes! Então sendo assim, se poder pedir isso aos vossos amigos camarários...era porreiro...é que este bairro a que chama de mamão mas que afinal de contas só recebeu ao longo destes anos aquilo que qualquer associação tem direito a receber das entidades competentes, não tem poder nem amizades tão bem colocadas para tal. O seu bairro chorão e de língua sempre afiada para com a câmara é que de um dia para o outro utilizou a mesma língua para lamber a mão da Srª Drª em troca de favores. Isso é típico jogo de políticos, são todos uns lambe-botas e sempre a olhar para o próprio umbigo. Não és do meu partido então falo mal de ti, se és do meu partido és a maior. Cego é aquele que não quer ver.

O Paço não deve nada à Câmara, muito menos favores.


@Beco Escuro
Saia desse beco porque parece não haver claridade suficiente para ver melhor.

Cingab disse...

lol beco!...
o que interessa é mexer..

O Maluco disse...

Uma coisa eu aposto consigo. De certeza que para o Ano não vão ao Casal, à Urgeiriça, ao Carvalho, aos Pardieiros, ao Pisão e muito menos passar no Paço, provavelmente nem sequer nas ruas do Rossio vocês irão passar.
Sabe porquê?
Porque, certamente, que para o ano, o seu bairro irá desfilar nas ruas de Nelas como convidado de honra.


@Beco Escuro
A cara não se parece com nada... mas sabia que era o Super-Mário!
Afinal até vê bem!

@Cingab
lol e puf também...em boas doses.

Anónimo disse...

sejamos imparciais
:)
ou então vamos lá falar em tom carnavalesco... aquilo era o bart simpson? ui ui que maravilha

:) Cumprimentos