sábado, novembro 24, 2007

05:30

Julgava vencer a insónia da noite com escritos inconsequentes ao correr da imaginação, mas há dias que os pensamentos correm tão depressa que não existe caneta ou teclado para os fixar, estatelam-se no chão e perdem-se a caminho da urgência do sono, no vai-vem do corredor que me leva ao quarto e me devolve à sala. Esvaem-se como vêm. Nem no hospital há corredores assim, aí as insónias são devidamente assistidas se tivermos a sorte dum enfermeiro enfastiado com as nossas queixas. Não há nada pior que uma insónia entre o quarto e a sala, entre o sofá e a cama, uma insónia de corredor, solitária. O que eu queria mesmo era uma insónia assistida, com companhia, para desbaratar a angústia do copo vazio, essa companhia de merda.
Vale-me não ir trabalhar, como se a folga de trabalho fosse passaporte para a inactividade. Não é, especialmente este fim-de-semana, carregada de filhos, que sendo dele são tão meus como o legítimo… raios que não encontrei outra forma de dizer isto.
Li uma vez um texto que me deixou perplexa, nunca em tão poucas palavras alguém conseguiu descrever tão bem a insónia, pelo menos em português, não me lembro de cor, só sei que está lá tudo o que a insónia tem e o que desesperadamente deixa entrever. Esperem, vou ver se o encontro…
Encontrei, já lá vão dez minutos surripiados à desdita…
Pensei que fosse de um daqueles poetas enciclopédicos, de A a Z, mas não! Chama-se Carlos de Oliveira e sobre o assunto disse:

De vez em quando a insónia vibra com a nitidez dos sinos, dos cristais. E então, das duas uma: partem-se ou não se partem as cordas tensas da sua harpa insuportável.
No segundo caso, o homem que não dorme pensa: “o melhor é voltar-me para o lado esquerdo e assim, deslocando todo o peso do sangue sobre a metade mais gasta do meu corpo, esmagar o coração”.


qed

11 comentários:

Anónimo disse...

as palavras podem ser fantásticas, como é o exemplo deste trecho. A insónia elevada a poesia.
Espero que não tenha esmagado nada nesta sua noite de insónia.

PortugaSuave disse...

Quando for assim experimente um banho de emersão em água bem quente e um copo de leite igualmente quente com um Cymerion, vai ver que resulta, lol
Por acaso não gosto muito do C.O. mas esse texto está muito bom... conhece este soneto dele?! a mim faz-me lembrar sempre a luta cá da terra

Acusam-me de mágoa e desalento,
como se toda a pena dos meus versos
não fosse carne vossa, homens dispersos,
e a minha dor a tua, pensamento.

Hei-de cantar-vos a beleza um dia,
quando a luz que não nego abrir o escuro
da noite que nos cerca como um muro,
e chegares a teus reinos, alegria.

Entretanto, deixai que me não cale:
até que o muro fenda, a treva estale,
seja a tristeza o vinho da vingança.

A minha voz de morte é a voz da luta:
se quem confia a própria dor perscruta,
maior glória tem em ter esperança.

Cristalinda disse...

Não anónimo, está tudo no lugar, a não ser as olheiras profundas e a pele a acusar mau trato.

Portuga
Não conheço esse soneto nem aprecio particularmente, aliás eu não conheço praticamente nada deste neorealista e também não me seduz nada tudo aquilo que traz um "neo" atrás, agora que aquela forma de dizer a insónia é extraordinária isso ninguém pode negar.
Quanto ao cymerion, ao copo de leite e ao banho obrigada pelo conselho, mas fico-me mesmo pelo vodka laranja e seja o que Deus quiser...

Anónimo disse...

Isto já rendeu mais, parece que as galinhas deixaram de por ovos

Achadiça disse...

Estamos no choco, é assim a vida, mas quando os pintos estiveren criados vão ver as galadelas que levam

António disse...

problemas!

Anónimo disse...

Pelos vistos esse choco é geneticamente seleccionado. Para tanta galedela só vão sair galos ...

Anónimo disse...

Em tantos ovos algum galaró há-de sair, mas já estou a faltar ao prometido, dps levo nas orelhas da cris por andar práqui a cacarejar
Buenas

Achadiça disse...

n sei q fiz mas n saiu o meu nome, o com. lá atrás é meu... vamos ver se agora sai correcto, mas o mais estranho é que sendo eu administradora não posso apagar o com. anónimo, pelo menos n vejo lá o caixote do lixo, bem isso tmb n interessa nada
Hasta la vista

Achadiça disse...

Bem é melhor ir pra cama, não devo estar boa, claro, se não estava registada como queria ter acesso para apagar... ai esta cabeça. Estou desculpada q o dia foi difícil

Anónimo disse...

Éspero que não tenha tido insónias